sexta-feira, 20 de março de 2020

Pão sem Amassar

Com esta treta toda o Vírus cancelei o pão que o padeiro deixava ficar cá pois não sei o cuidado e higiene que têm na padaria ,nesta altura todo o cuidado é  pouco... E enquanto tenho farinha e fermento vou fazendo pãozinho fresquinho para o marido e para os meus filhotes ...
Eles atacaram este mal saiu do forno e adoraram, o pisco até disse que era o melhor que já tinha comido 😅💪


500 g de farinha 55 (sem fermento )
300 ml de água
1 saqueta de fermento de padeiro seco
1 c.sopa de azeite
1 c.café de açúcar
1 c. Sopa rasa de sal

Num recipiente deite os ingredientes secos menos o fermento , no meio deita-se os húmidos e só agora deite o fermento .


Com uma colher de pau envolva tudo muito bem ( não necessita amassar ). Eu tenho por norma programar o microondas por 2 minutos e depois de desligar coloco la o recipiente com a massa a levedar por 1 hora  (pode somente tapar com um pano e guardar num local sem correntes de ar) .
Enfarinhe a bancada , deite a massa e faça uma bola colocando de seguida num tabuleiro previamente polvilhado com farinha.
... Deixe levedar por mais 1 hora .
 De 2 cortes no pão depois de estar levedado

No forno coloque uma forma com água no fundo, essa agua ira circular e tornar o pão com uma crosta mais crocante .
Levei ao forno previamente aquecido a 190° por cerca de 25 a 35  minutos  , para verem se o pão está cozido este terá que bater a oco .
Deixe arrefecer e delicie-se.

12 comentários:

  1. oLÁ. Pode ser com farinha com fermento, que é o que tenho em caSA? oBRIGADA;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá 😊
      Não é o mais indicado mas para desenrascar e para comer no dia serve .Já foi feito assim por uma seguidora fica bom quentinho . Eu confesso que nunca experimentei .
      Beijinhos e mantenha-se segura 🌈🥖🍞😘😘😘

      Eliminar
  2. Olá bom dia. Tem muito bom aspeto. Só tenho farinha branca de neve e farinha 65. Posso fazer com alguma delas? As medidas de farinha serão as mesmas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi 😊...obrigado
      Use a 65 pois é a ideal para fazer pão , sim use a mesma medida ;)
      De nada ...mantenha-se segura 😘🌈

      Eliminar
  3. Olá boa noite �� não tenho fermento de padeiro em pó,mas tenho fermento de padeiro ,pode ajudar-me na quantidade que coloco?
    Muito Obrigada ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite
      Tem fermento de padeiro fresco é isso ?
      Se for use meio cubo 😊 .depois diga se gostou ...bjsss 🌈

      Eliminar
  4. A minha primeira experiência de pão será com esta receita... vamos ver como sai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara....espero que seja a primeira de muitas é o principal que goste desta receita , depois conte como correu 😘🌈

      Eliminar
  5. Amo fazer pão! A cada dia uma nova descoberta. Adorei essa receita, pois gosto de receita de pão diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola ...Fico contente que tenha gostado ,depois diga como correu 😉

      Eliminar