quarta-feira, 10 de abril de 2019

Pudim Abade Priscos

Tenho por cá uns pacotes de gemas da Derovo a precisar de serem usados .
Já a muito que sabem que adoro pudins e aqui na zona temos 1 pudim muito famoso sendo ele original de uma freguesia vizinha á minha ..... O Pudim Abade Priscos !!! Fui a meu livro da Pantaguel e la estava a receita original , por isso a tarefa de pesquisa foi super fácil e ainda mais fácil foi fazê-lo com a ajuda da Kcook-Multi que é  uma das mais valias da minha cozinha .

"O Pudim de Abade Priscos deverá ficar com uma consistência delicada, gelatinosa e que se "desfaz na boca".


"O pudim abade de Priscos é um pudim típico de BragaPortugal sendo uma das poucas receitas que o abade de Priscos transmitiu para o público.
O pudim ficou conhecido quando Pereira Júnior, director do Magistério Primário feminino de Braga no antigo Convento dos Congregados, pediu ao Abade de Priscos receitas para ensinar no magistério." Fonte : Wikipédia 








500 g de açúcar ( só deitei 350)
15 gemas de ovo (280 g gema de ovos da Derovo )
500 g de agua
50 g de toucinho de presunto (bacon)
1 cálice de vinho do Porto
1 pau grande de canela
4 cascas de limão

Caramelo q.b para a forma


Imagem para referência do tipo de bacon que usei 
Origem foto -> Aqui


Na Bimby/Yammi:
Comece por colocar a Borboleta na taça  , adicione o toucinho finíssimo , as cascas de limão , a canela , a agua , o açúcar e programe 20 min / 120° / vel 2 inversa .
Deixe arrefecer por cerca de 15 minutos e no final coa-se com a ajuda de um coador de rede fina .
Num recipiente deitam-se as gemas (coar também num coador de rede fina para retirar a película ) , o vinho do Porto e envolve-se bem .
Deita-se novamente a calda já morna na taça com a Borboleta , feche e programe 2 min/ vel 3 e pelo bocal da tampa adicione as gemas em fio .
Deitar o preparado na forma previamente caramelizada.
Na taça deitar 1 litro de agua , fechar e em cima colocar a Varoma com 2 paus de espetada em cruz e em cima a forma . Os paus de espetada fazem o vapor circular melhor .
Programar 120° / 40 min / vel 1 .
Desenforme depois de frio .

Na Kcook-Multi:
Comece por colocar o batedor na taça  , adicione o toucinho finíssimo , as cascas de limão , a canela , a agua , o açúcar e programe 20 min / 120° / vel 4 .
Deixe arrefecer por cerca de 15 minutos e no final coa-se com a ajuda de um coador de rede fina .
Num recipiente deitam-se as gemas (coar também num coador de rede fina para retirar a película ) , o vinho do Porto e envolve-se bem .
Deita-se novamente a calda já morna na taça com o batedor, feche e programe 2 min/ vel 5 e pelo bocal da tampa adicione as gemas em fio .
Deitar o preparado na forma previamente caramelizada.
Na taça deitar 1 litro de agua , fechar e em cima colocar a vaporeira com 2 paus de espetada em cruz e em cima a forma . Os paus de espetada fazem o vapor circular melhor .
Programar 120° / 40 min / vel 1 .
Desenforme depois de frio .

Método tradicional :
Leva-se a agua ao lume com o açúcar ,  o toucinho finíssimo, a casa de limão e o pau de canela .
Ferve-se ate fazer até fazer ponto fio , coa-se por um passador de rede fina e deixa-se amornar. Batem-se bem  as gemas , junta-se-lhe o vinho do porto continuando a bater incorporam -se na calda entretanto amornada.
Vaza-se numa forma previamente caramelizada, tapa-se bem e coze-se em banho Maria em forno quente durante mais ao menos 40 minutos .
 Em alternativa poderá ser cozido em banho maria no fogão, cerca de 35 minutos, tendo o cuidado de não deixar ferver a água. O pudim é desenformado quando estiver quase frio.

Pudins / Receitas tradicionais
Tempo de preparação : 20 minutos
Tempo de confeção : 40 minutos
Doses : 10 a 12 fatias

Sem comentários:

Enviar um comentário